Ninfoplastia

O que é Ninfoplastia?

A Ninfoplastia (ou Labioblastia) é a cirurgia para redução dos pequenos lábios vaginais, que retira a pele excedente. Ela tem o intuito de fazer a mulher recuperar sua autoestima e se sentir bem com o próprio corpo.

 

Quando eu realmente preciso fazer a Ninfoplastia?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é comum que muitas mulheres apresentem os pequenos lábios vaginais com tamanho aumentado. A cirurgia é indicada quando elas começam a sentir um incômodo ao usar roupas mais justas, dores ou vergonha durante a relação sexual, constrangimento ao se trocar em vestiário e falta de autoestima com ela mesma.

Além disso, o aumento dos pequenos lábios vaginais pode ocasionar ressecamento vaginal ou infecções constantes devido a dificuldade de higienização na região. Logo, pode ser mais um motivo para a mulher buscar uma solução na Ninfoplastia.

 

Por que os pequenos lábios vaginais crescem?

A maioria dos casos de hipertrofia (aumentam) nos pequenos lábios vaginais são de origem genética, porém ela pode estar relacionada a outras causas como:

  • Alterações hormonais, tanto na adolescência quanto na menopausa;
  • Uso inadequado de anabolizantes que causam disfunção hormonal;
  • Obesidade ou outras doenças que causem alterações hormonais;
  • Flacidez causada pela gravidez.

 

 

Quais os benefícios de fazer a Ninfoplastia?

Se você sofre com o desconforto e/ou dores ocasionadas pelo excesso de pele nos pequenos lábios vaginais, a Ninfoplastia poderá ajudar. Depois da cirurgia, é comum ouvir relatos de mulheres que afirmam que:

  • Aumentaram a autoestima, bem-estar e confiança;
  • Ficaram felizes com a melhora da aparência da vagina e passaram a se amarem mais;
  • Sentiram que o atrito com as roupas mais justas reduziram;
  • Eliminaram as dores durante a prática de exercícios físicos;
  • Sentiram melhora no desempenho sexual e as dores sentidas durante o ato diminuíram ou foram eliminadas.

Portanto, as mulheres que sentem incômodos ou desconfortos na região podem optar pela Ninfoplastia, que é um procedimento simples, seguro e rápido de ser executado.

 

Como devo me preparar para a cirurgia?

O primeiro passo é encontrar um cirurgião plástico especialista em cirurgia íntima e membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Ele vai avaliar a sua condição e, durante a consulta, é o momento certo de tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento e conversar sobre quais são as suas expectativas.

Em seguida, ele solicitará alguns exames para analisar o seu quadro de saúde. Você precisa informar ao médico se tem problemas de saúde, se existe o risco de alguma doença genética, se toma medicação, se fuma, usa drogas,toma anticoncepcionais etc.

Depois dessa fase, se estiver tudo certo, o cirurgião passa algumas recomendações pré-operatórias que devem ser seguidas com responsabilidade:

  • Raspar ou depilar a região três dias antes da cirurgia;
  • Evitar refeições gordurosas no dia anterior a cirurgia;
  • Jejum absoluto, inclusive de água, durante as 8 horas que antecedem o procedimento;
  • Suspender o uso de remédios com ácido acetil salicílico (AAS), por pelo menos 14 dias antes da cirurgia;
  • Suspender o uso de anticoagulantes durante 14 dias antes da cirurgia;
  • Não ingerir  bebidas alcoólicas e nem fumar nos dias que antecedem a cirurgia;
  • Chegar na data e horário da cirurgia com antecedência;
  • E outras recomendações que serão alinhadas com o cirurgião no dia da consulta. .

Como é feita a Ninfoplastia?

A cirurgia visa a redução dos pequenos lábios, retirando a pele excessiva da região, porém sem reduzi-los de forma exagerada. Os pequenos lábios vaginais têm a importante função de proteger a entrada da vagina, dificultando o surgimento de infecções bacterianas, além de também ajudar na lubrificação local.

Com anestesia local, o cirurgião retira o excesso com um bisturi ou causa uma retração através do laser.

Precisa de anestesia para fazer a Ninfoplastia?

A Ninfoplastia normalmente é realizada com anestesia local e sedação. A sedação é importante para o conforto da paciente e para que ela não fique ansiosa e acabe atrapalhando o trabalho do cirurgião.

Qual o tempo de duração da cirurgia?

A Ninfoplastia costuma ser realizada em torno de 40 a 50 minutos. É uma cirurgia simples e normalmente rápida de ser feita.

Qual o período de internação da Ninfoplastia?

A maioria das pacientes operam pela manhã e já podem voltar para casa no período da tarde, pois a alta é no mesmo dia. É importante lembrar que a paciente não pode dirigir, portanto deve ir embora de carona, táxi ou aplicativo.

Qual a diferença para a Ninfoplastia a laser?

A Ninfoplastia proporciona menor sangramento e menos inchaço na região. Ele também é capaz de deixar os pequenos lábios vaginais mais finos.

Precisa de acompanhante para fazer a Ninfoplastia?

Não é necessário acompanhante para realizar a Ninfoplastia. Por ser uma cirurgia íntima, a maioria das pacientes preferem realizar o procedimento em sigilo.

Quando posso voltar ao trabalho depois de fazer a cirurgia?

Para as pacientes que não precisam de muito esforço no trabalho, como no escritório, por exemplo, podem operar na sexta-feira e retornar ao trabalho na segunda-feira.

Preciso tirar os pontos da Ninfoplastia?

Não há necessidade de retirar pontos da Ninfoplastia, visto que a sutura é realizada com pontos absorvíveis.

Como ficará a minha sensibilidade após a Ninfoplastia?

A sensibilidade dos pequenos lábios vaginais pode ser alterada transitoriamente, mas a sensibilidade do clitóris não é afetada, pois não há manipulação desta estrutura.

Quais os riscos da Ninfoplastia?

Apesar de muito raras, podem ocorrer: hematoma, infecção, deiscência (abertura de pontos), irregularidades. Para que isso não ocorra, é fundamental que a paciente siga todas as recomendações médicas.

Quando posso voltar a ter relações sexuais após ninfoplastia?

As relações sexuais deverão ser evitadas por no mínimo 30  dias. É importante consultar o seu cirurgião para ter certeza sobre o seu caso.

Existe algum risco de ter problemas no parto?

A Ninfoplastia não altera em nada uma possível gravidez ou parto.

Quem é virgem pode fazer Ninfoplastia?

Sim, quem é virgem também pode realizar a Ninfoplastia. Isso porque é um procedimento externo, sem penetração de nenhum objeto que possa romper o hímen.

A cirurgia íntima pode ser feita com outras cirurgias plásticas?

Sim, pode e isso é bastante comum. A cirurgia mais comumente associada à cirurgia íntima é a colocação de prótese de silicone nos seios – a cirurgia plástica favorita das mulheres, e a mais realizada no brasil e no mundo.

Como é a recuperação da Ninfoplastia?

A recuperação da Ninfoplastia é tranquila, sem dores, apenas com um inchaço na região. Pode ocorrer equimose (roxidão) local, a qual regride também em torno de 14 dias. A cirurgia realizada a laser costuma apresentar edema e roxidão menores, com recuperação mais rápida.

Como devo me cuidar depois de fazer a Ninfoplastia?

O pós-operatório da redução dos pequenos lábios vaginais não costuma ser doloroso, exceto nos casos de grande inchaço, sendo prescritos apenas analgésicos comuns. No entanto, é importante seguir algumas orientações:

  • Fazer compressas geladas na região durante os primeiros três dias;
  • Não tomar remédios com ácido acetil salicílico (AAS), por pelo menos 14 dias depois da cirurgia;
  • Suspender o uso de anticoagulantes durante 14 dias após a cirurgia;
  • Evitar banhos quentes e demorados por 21 dias;
  • Não esfregar a região e nem lançar jatos de água por 21 dias;
  • Evitar relações sexuais por pelo menos 30 dias;
  • Evitar caminhadas, exercícios físicos e roupas justas por 21 dias;
  • Comparecer a todas as consultas de retorno.

Quando verei o resultado definitivo da Ninfoplastia?

Como na maioria das  cirurgias plásticas, o resultado definitivo ocorre depois de 6 meses – tempo para o amadurecimento da cicatriz. Porém 80% do resultado já é alcançado depois de dois meses da Ninfoplastia.

[instagram-feed]