Ninfoplastia

Ninfoplastia: tudo o que você precisa saber

A preocupação da estética da região genital (íntima) sempre existiu, porém nunca houve tanta procura pelas cirurgias plásticas desta região como está havendo ultimamente. Isso se deve à melhora das técnicas cirúrgicas e principalmente pela maior divulgação destas cirurgias.

Muitas pacientes me contam que sempre se preocuparam e se sentiram desconfortáveis com a estética genital, mas nunca souberam que poderiam melhorá-la. A procura destas cirurgias aumenta na mesma intensidade em que as cirurgias são divulgadas, visto que as pacientes operadas não costumam conversar sobre o assunto, nem mesmo com familiares ou amigas próximas.

Entre as cirurgias íntimas mais requisitadas estão a ninfoplastia (redução dos pequenos lábios vaginais), a redução do Monte de Vênus, a correção dos grandes lábios vaginais e a perineoplastia.

Sem dúvida nenhuma, a mais procurada entre elas é a ninfoplastia, também conhecida como labioplastia. Ela é indicada para a correção do excesso dos pequenos lábios vaginais e da área vulvar.

Esse procedimento pode ser puramente estético ou funcional. É realizado quando a alteração da forma e/ou tamanho dos pequenos lábios se torna um motivo de desconforto ou constrangimento, impedindo a mulher de realizar muitas atividades do cotidiano.

Os pequenos lábios vaginais são duas estruturas localizadas na parte interna dos grandes lábios vaginais. Iniciam-se próximo ao clitóris e se estendem até o final da entrada da vagina. Geralmente, ficam cobertos pelos grandes lábios e não são visualizados na parte externa da genitália. 

Muitas pacientes apresentam um aumento dos pequenos lábios vaginais, o que faz com que os mesmos fiquem aparentes, ultrapassando os grandes lábios, o que gera muito desconforto. 

A maioria dos casos é genética, mas o uso de anabolizantes e hormônios podem gerar um crescimento excessivo dos pequenos lábios. O tamanho ou aumento não têm relação com a vida sexual da paciente, frequência, ou idade de início das relações sexuais.

A cirurgia é simples. Visa retirar o excesso, apenas a parte externa (visível) e não amputar os pequenos lábios vaginais, visto que os mesmos têm função de proteger a vagina e ajudar na lubrificação. 

Como a parte externa é comumente mais escura, a cirurgia acaba clareando os pequenos lábios, pois retira a porção mais escurecida. 

Realizada com anestesia local (podendo associar sedação), dura em torno de 40 minutos, tendo alta no mesmo dia. A grande maioria das pacientes que atendo operam na sexta-feira e voltam a trabalhar na segunda-feira. A dor é incomum, sendo completamente normal sentir um leve desconforto local na primeira semana.

O resultado costuma agradar as pacientes, pois além de alterar a anatomia, retira um grande peso psicológico, já que muitas não se trocam na frente de outras pessoas, não se sentem à vontade com o parceiro e até ficam desconfortáveis com biquíni. Retirado o excesso, ficam mais à vontade para se expor e aproveitar a vida sexual.

Veja o comparativo de antes e depois da ninfoplastia:

Antes 

Muitas mulheres relatam que antes da cirurgia íntima não conseguiam realizar atividades cotidianas como fazer academia e ginástica; não seguir em frente com uma relação sexual, entre outros.

A vida da paciente fica limitada e infeliz devido ao impacto psicológico negativo que a restrição promove.

Depois

  • Melhora da higiene íntima;
  • Redução da irritação devido à fricção de roupas;
  • Permite superar o desconforto psicológico e físico devido à hipertrofia dos lábios;
  • Aumenta a própria segurança e autoestima na realização de atividades diárias (por exemplo caminhar, praticar esportes, usar leggings apertadas, etc.);
  • Impacto psicológico positivo que permite que você experimente totalmente a atividade sexual;
  • Sem influência na sensibilidade.

Você tem interesse em realizar uma cirurgia íntima? Deixe um comentário abaixo abaixo e entre em contato comigo. 

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886