Blog

Mentoplastia de aumento e de redução: conheça as diferenças

A Mentoplastia é a cirurgia plástica que corrige a região do queixo. Existem dois tipos de Mentoplastia: a de aumento e a de redução, cada uma com um objetivo e procedimento diferentes. No entanto, as duas possuem o mesmo objetivo: aumentar a autoestima e qualidade de vida.

Quando se trata do rosto, o queixo é um dos principais pontos no estudo estético facial, tornando-se uma das estruturas mais importantes para a formação do perfil do rosto humano.

Por esse motivo, existe a Mentoplastia, conhecida também por ser a cirurgia que pode aumentar ou diminuir o mento – o osso do queixo.

Os pacientes que procuram especialistas na área de cirurgia plástica para a correção das deformidades no queixo, geralmente buscam fazer a Mentoplastia para uma correção do retro-posicionamento – ou seja, queixo retraído. Esse procedimento é feito com uma inserção de uma peça de silicone, porex ou avanço ósseo.

Quanto ao caso de hiper mentonismo, que são os clientes que têm um queixo maior do que o desejado, se retira um pedaço do mento – o que diminuirá o tamanho adequado para cada paciente.

O que é a Mentoplastia?

A autoestima baixa é um problema muito comum na nossa sociedade. Muitas vezes, um detalhe que parece ser tão “simples” pode ser um incômodo diário na vida de uma pessoa, o que prejudica a sua confiança e qualidade de vida. 

Um desses problemas de autoestima podem estar relacionados com o formato do queixo, que pode ser muito mais para frente ou mais retraído do que o desejado. Com o avanço da tecnologia e da medicina, existem cada vez mais procedimentos capazes de ajudar a melhorar a sua autoestima. E a Mentoplastia é uma delas. 

A Mentoplastia é um procedimento (cirurgia plástica) do mento (mento = queixo) que pode ser para aumentar ou reduzir a região. 

Junto com o nariz, o queixo é um dos principais pontos de estrutura para definição do perfil da face. Para uma harmonia facial, o queixo deve observar um posicionamento próximo à linha da glabela (parte entre as sobrancelhas e o nariz). Dessa forma, ele pode tornar o rosto mais harmônico junto aos olhos, nariz, boca, etc. 

Seja o seu queixo mais avançado ou mais retraído, existe a opção de corrigir cirurgicamente. Conheça as principais diferenças entre a Mentoplastia de Aumento e Mentoplastia de Redução. 

Mentoplastia de aumento e de redução: conheça as diferenças

Para realizar a Mentoplastia, primeiramente deve-se escolher entre a de aumento ou a redutora. A Mentoplastia de Aumento é indicada para aqueles pacientes que possuem o queixo retraído (encolhido) ou pequeno.

Já a Mentoplastia Redutora é para os clientes que tem o mento grande ou projetado em demasia.

O procedimento cirúrgico na Mentoplastia de Aumento com Prótese é feito sob anestesia local com sedação.

Na maioria dos casos, a cirurgia é feita através de uma incisão por dentro da boca do paciente para colocar a prótese (seja ela de silicone ou porex) acima do osso do queixo e um pouco abaixo de uma película que recobre o osso denominada periósteo.

Na Mentoplastia de Redução, assim como na de aumento, o procedimento cirúrgico é feito por uma incisão por dentro da boca. É retirado um pedaço do meio do osso do queixo e os fragmentos restantes são presos por parafusos e miniplacas.

A anestesia aplicada nessa cirurgia é geral. Os pontos são completamente absorvíveis, o que significa que não precisam ser retirados pelo médico responsável do procedimento.

A internação dos pacientes pode variar de acordo com o tipo de procedimento realizado. Por exemplo, na Mentoplastia de Redução ou Mentoplastia de Aumento por avanço ósseo, o paciente só receberá alta no dia seguinte da cirurgia, por conta da anestesia geral aplicada para o procedimento.

Já na mentoplastia de aumento com prótese, o paciente pode ser liberado no mesmo dia – após seis horas da cirurgia plástica.

Após a cirurgia plástica, o paciente pode ficar com um inchaço maior durante o primeiro mês. O resultado definitivo, assim como em qualquer cirurgia plástica estética, pode vir depois de seis meses.

Em qualquer tipo de cirurgia plástica estética é necessário um cuidado com o pósoperatório que deve ser seguido como prescrito pelo profissional médico responsável pelo procedimento.

No caso da Mentoplastia, se deve evitar comer comidas muito quentes e duras, além de ficar em abstinência de exercícios físicos por 21 dias. É de extrema importância manter a boa higiene da boca (sem mexer nos pontos) e fazer uso de antissépticos.

Quais cuidados tomar para realizar a Mentoplastia?

Assim como toda cirurgia, pode ocorrer riscos. Por isso, todo cuidado é necessário. Por isso, opte sempre por realizar o procedimento dentro de um ambiente hospitalar, pois em caso de complicações, o cirurgião plástico tem todos os recursos e auxiliares para socorrer o paciente o quanto antes. 

Por falar em cirurgião, escolha sempre um médico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

A clínica do Dr. Colaneri, especialista em cirurgia plástica, pode te ajudar a escolher a melhor cirurgia estética para os seus objetivos e respeitando os limites e características do seu corpo. O aumento do queixo ou a sua redução é apenas um desses caminhos. 

Gostou deste artigo? Deixe nos comentários! Caso queira conversar melhor sobre o seu caso, agende uma consulta. Siga-nos também no Instagram para ficar por dentro de dicas, informações e novidades sobre cirurgia plástica, saúde e bem-estar. 

 

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886