Blog

Indicações e benefícios da Drenagem Linfática

A Drenagem Linfática é um dos tratamentos estéticos mais procurados e realizados nas clínicas. Isso porque ele é responsável por reduzir o inchaço do corpo, também chamado de edema, através da remoção dos líquidos que se acumulam entre as células.

A técnica pode ser realizada manualmente ou com ajuda de aparelhos, dependendo de cada caso, mas deve ser sempre feita por um especialista em uma clínica estética, para garantir a correta aplicação da massagem. Fizemos esse post para você entender melhor as indicações e benefícios da Drenagem Linfática.

O que é a Drenagem Linfática?

Antes de entender sobre a drenagem linfática, é preciso entender como funciona o sistema linfático. Ele é composto por uma rede de vasos que leva o excesso de fluidos dos tecidos e dos órgãos (linfa) para a corrente sanguínea. 

No entanto, o processo de chegada dos fluidos aos tecidos depois da cirurgia é mais intenso do que o de saída. Esse excesso de líquido causa inchaços no corpo. 

A drenagem linfática é a técnica que ajuda a aumentar o volume e a velocidade da linfa a ser transportada pelos ductos e vasos linfáticos. Assim, ela ajuda a reduzir o acúmulo de líquido gerado pela reação inflamatória pós-operatória. 

Como consequência, é possível reduzir inchaços, ajudar no processo de cicatrização e reabsorção mais rápida de hematomas, por isso a técnica é bastante recomendada após cirurgias plásticas. 

Como é feita a Drenagem linfática?

A drenagem linfática pode ser feita de forma manual ou mecânica. No caso da drenagem linfática manual, é preciso realizar o tratamento com profissionais qualificados, pois existem manobras, força e técnicas específicas para cada caso e devem obedecer o trajeto do sistema linfático. 

Pressões mais fortes ou que seguem um percurso incorreto podem causar lesões, portanto busque sempre por um profissional qualificado em pós-operatório. 

Já a drenagem linfática mecânica é feita com a ajuda da tecnologia, por meio de aparelhos específicos que funcionam por meio de rolamento, pressoterapia ou sucção. Novamente, a drenagem deve ser realizada por um profissional com conhecimento técnico para utilizar o aparelho sobre o paciente. Por ser mais delicada, a drenagem pós-operatória deve ser a manual.

É importante lembrar que a drenagem linfática é diferente da técnica de massagem, pois ela foca especialmente no sistema linfático, ajudando a combater celulite, retenção de líquidos, entre outros. No entanto, existem casos em que as duas técnicas podem ser complementares. 

Quais os benefícios da Drenagem Linfática?

A Drenagem Linfática tem como função estimular o sistema linfático, que é a rede de vasos que movem os fluidos pelo corpo, sendo assim, os principais benefícios são:

  • Aumento do fluxo sanguíneo, contribuindo para a hidratação e nutrição celular;
  • Estímulo para eliminação dos líquidos, reduzindo mais rapidamente o inchaço;
  • Minimiza a aparência da celulite;
  • Ajuda a desintoxicar o organismo;
  • E mais.

Quais as indicações da Drenagem Linfática?

O tratamento com drenagem linfática é muito indicado para:

  • Problemas de circulação;
  • Gravidez;
  • Recuperação pós-operatória, pois proporciona uma recuperação e cicatrização muito mais rápida, fornecendo a reabsorção dos hematomas resultantes de um procedimento cirúrgico.

Entenda quais os benefícios da técnica e em quais casos ela é indicada

A Drenagem Linfática tem como função estimular o sistema linfático, que é a rede de vasos que move os fluídos pelo corpo, sendo assim, ela faz com que o fluxo de sangue aumente, contribuindo para a hidratação e nutrição celular. Além disso, ela estimula a eliminação dos líquidos, reduzindo mais rapidamente o inchaço e minimizando a celulite.

Por esses motivos, o tratamento é muito indicado para problemas de circulação, gravidez e na recuperação pós-operatória, pois proporciona uma recuperação e cicatrização muito mais rápida, fornecendo a reabsorção dos hematomas resultantes de um procedimento cirúrgico.

Drenagem Linfática e Cirurgias Plásticas

A drenagem é recomendada, principalmente, após algumas cirurgias plásticas, como Lipoaspiração, Abdominoplastia e Prótese de Mamas, pois ajudam a reduzir  eficazmente o inchaço dos tecidos e contribui para obtenção de melhores resultados.

A quantidade de sessões a serem realizadas podem variar muito ficando, geralmente, em torno de 10 sessões, mas é importante passar por uma avaliação e seguir as orientações médicas. No caso da Drenagem Linfática pós-operatória é preciso deixar claro qual foi a cirurgia realizada para o profissional que irá realizar a massagem, pois a técnica pode ter pequenas alterações em determinados casos.

Para mais informações sobre Drenagem Linfática, continue acompanhando o meu Blog ou agende uma avaliação!

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886