Categorias: Blog

Harmonização facial: quais os principais procedimentos?

Os tratamentos estéticos têm sido a alternativa para algumas pessoas elevarem a autoestima e corrigirem aspectos do corpo que causem desconfortos para elas. Entre as opções está a Harmonização Facial – uma série de procedimentos que ajudam a trazer um formato simétrico à face.

A Harmonização Facial é um caminho para evidenciar o contorno da mandíbula, delinear as maçãs do rosto, reduzir marcas de expressão e trazer firmeza para a pele facial. No entanto, os tratamentos da harmonização vão depender do que o paciente deseja melhorar em seu rosto, além do aconselhamento feito pelo cirurgião plástico. 

Para entender mais sobre como a harmonização da face pode ser feita, separamos os principais procedimentos que costumam compor o tratamento e como eles atuam na região do rosto. Confira abaixo!

Bichectomia

A Bichectomia é uma cirurgia plástica feita com objetivo de reduzir as bochechas para afinar o rosto. Alguns pacientes costumam procurar o procedimento para diminuir o volume da região por conta do aspecto infantilizado que a extensão das bochechas pode proporcionar.

O procedimento de redução consiste na retirada parcial da Bolsa ou Bola de Bichat, região onde a gordura das bochechas está localizada. Desse modo, a área fica com um tamanho menor, podendo proporcionar um aspecto fino e magro ao rosto.   

Na Harmonização Facial, a Bichectomia é recomendada justamente para moldar o rosto, mas cada pessoa tem necessidades diferentes. Por isso, é indicado comparecer em consultas pré-operatórias e analisar, com cautela, o quanto de gordura será retirado das bochechas. 

Leia mais: Bichectomia: indicações, cuidados e prevenções  

Lifting Facial

Ao longo da vida, a pele facial costuma perder a elasticidade e apresentar as conhecidas linhas de expressão, o que pode despertar o incômodo em algumas pessoas. Esses efeitos tendem a trazer um aspecto de envelhecimento, levando à busca pela harmonização.

O Lifting Facial busca contribuir para o rejuvenescimento dos pacientes. Os resultados do procedimento estético ocorrem na região das maçãs do rosto, bochechas, boca, pescoço e papada. Por isso, o tratamento pode ser feito na Harmonização Facial. 

A Ritidoplastia, como também é conhecido o Lifting Facial, é feita a partir de incisões no rosto, com o objetivo de retirar excessos de pele e/ou aumentar o volume de algumas regiões. Dessa forma, é possível trazer certo equilíbrio ao rosto, além de diminuir rugas e linhas que estejam incomodando. 

Aplicação de Toxina Botulínica

A aplicação do Botox também é realizada na Harmonização Facial, podendo contribuir para a redução de rugas e linhas de expressão. Geralmente, o tratamento é buscado por pacientes que sentem desconfortos com os já conhecidos pés de galinha na região das sobrancelhas.

O efeito da Toxina Botulínica atinge as musculaturas presentes no rosto como um paralisante. Assim, as rugas ficam com um aspecto suave, o que pode trazer um ar mais jovial. Assim como outros procedimentos estéticos, o Botox deve ser aplicado dentro de um ambiente clínico e limpo. 

Além disso, é necessário fazer aplicações com intervalo de alguns meses para prolongar uma menor ausência de rugas. Por isso, siga as orientações do médico para que o tratamento gere bons resultados.      

Preenchimento labial

Com a correção de outros aspectos da face e na região do pescoço, os lábios podem ficar desproporcionais dentro da estrutura do rosto. Dessa forma, o Preenchimento Labial entra como uma maneira de estabelecer o formato que traga harmonia ao rosto.

O aumento dos lábios é feito a partir do preenchimento com ácido hialurônico. Os cirurgiões plásticos costumam aplicar uma pequena quantidade (1ml) de cada vez para evitar um aumento desproporcional dos lábios. 

Em alguns casos, o preenchimento também pode ser feito com a gordura autógena, retirada do próprio indivíduo no procedimento e inserida nos lábios. Entretanto, um aumento de peso do paciente pode afetar essa gordura utilizada no preenchimento, ocasionando no crescimento da região.

Se tiver dúvidas entre o preenchimento com o ácido hialurônico e a gordura autógena, pergunte ao médico especialista e conheça os efeitos de cada tratamento. Vale lembrar que o Preenchimento Labial pode ser temporário, semipermanente e permanente.         

Preenchimento do rosto

A aplicação de ácido hialurônico também pode ser feita em outras regiões da face e contribuir para a Harmonização Facial. De acordo com o tratamento escolhido pelo paciente e o cirurgião plástico, as maçãs do rosto e o queixo podem receber aplicações da substância, com objetivo de evidenciá-los.

Com o avanço da idade ou até mesmo o emagrecimento, algumas regiões faciais podem ficar flácidas e perder a sustentação. O preenchimento facial ajuda na definição dos contornos do rosto, podendo reduzir a aparência de rugas e olheiras.    

Peeling

O aparecimento de rugas e linhas de expressão costuma influenciar na busca pelos tratamentos estéticos, e o Peeling pode proporcionar uma melhora nesses desconfortos. O procedimento pode ser feito com a aplicação de substâncias que ajudam na renovação do tecido da pele. 

Microagulhamento

Este procedimento estético consiste em microagulhamentos na região do rosto que formam pequenas lesões, mas estimulam a produção de colágeno, responsável por conceder firmeza à pele. Assim, o rosto desenvolve um nível maior da proteína, favorecendo a elasticidade e sustentação da face. 

Além de ajudar na Harmonização Facial, podendo melhorar o aspecto de rugas e linhas de expressão, o Microagulhamento associados a medicamentos tópicos pode ajudar a melhorar manchas que estejam ligadas à exposição ao sol, acne e outros tipos de cicatrizes. Junto ao médico, veja a possibilidade de usar a técnica em seu tratamento.

Cuidados para fazer a Harmonização Facial

A Harmonização Facial é um conjunto de procedimentos estéticos que favorecem um equilíbrio do rosto, podendo gerar firmeza, contornos bem definidos e jovialidade à face. Contudo, é fundamental fazer um acompanhamento médico e definir o que será prioridade em seu tratamento.

Entre em contato conosco e tire todas as dúvidas sobre os procedimentos de Harmonização Facial. Ficaremos felizes em ajudar! 

 

Gostou do artigo? Deixe sua opinião nos comentários. 

Publicado por
Bianca