Blog

Guia completo sobre Cirurgias Íntimas

Você que está planejando realizar uma cirurgia íntima e tem dúvidas de qual fazer, fique sossegada. Neste post, vamos explicar quais são as Cirurgias Íntimas que existem. Continue a leitura.

Ninfoplastia

A cirurgia para a redução dos pequenos lábios vaginais, conhecida como ninfoplastia ou labioplastia, é indicada para as pacientes que apresentam hipertrofia dos pequenos lábios vaginais e se sentem incomodadas com isso. Ao contrário do que muitas mulheres pensam, é muito comum pacientes que apresentam os pequenos lábios vaginais aumentados de tamanho.

A cirurgia visa à redução dos pequenos lábios, tornando-os de tamanho normal. Os pequenos lábios vaginais têm a importante função de proteger a entrada da vagina, dificultando o surgimento de infecções bacterianas, além de também ajudar na lubrificação local – por isso, eles não podem ser completamente eliminados.

A redução exagerada desta estrutura poderá acarretar ressecamento, principalmente depois da menopausa, época em que a lubrificação vaginal fica menos eficaz.

ninfoplastia (labioplastia) pode ser realizada a laser. O uso do laser reduz o sangramento, o inchaço e a roxidão, proporcionando geralmente uma recuperação mais confortável e rápida.

O tipo de anestesia usada na cirurgia é a local com sedação. A cirurgia demora cerca de 40 minutos. O tempo de internação é de normalmente de 6 horas após o término da cirurgia.

 

O pós-operatório da redução dos pequenos lábios vaginais não costuma ser doloroso exceto nos casos de grande inchaço, sendo prescritos apenas analgésicos comuns. Há um edema (inchaço) moderado da região, que costuma regredir em torno de 14 dias. Pode ocorrer equimose (roxidão) local, a qual regride também em torno de 14 dias. A cirurgia realizada a laser costuma apresentar edema e roxidão menores, com recuperação mais rápida. A volta ao trabalho de escritório costuma ser depois de 3 dias da cirurgia, evitando-se esforços físicos.

As relações sexuais deverão ser evitadas por no mínimo 30 dias. Não há necessidade de retirar pontos, visto que a sutura é realizada com pontos absorvíveis. A sensibilidade dos pequenos lábios vaginais pode ser alterada transitoriamente, retornando com o desinchar, mas a sensibilidade do clitóris não é afetada, pois não há manipulação desta estrutura.

Apesar de muito raras, podem ocorrer: hematoma, infecção, deiscência (abertura de pontos), irregularidades.

Como qualquer cirurgia plástica, o resultado definitivo ocorre depois de 6 meses, tempo para o amadurecimento da cicatriz. Porém 80% do resultado já é alcançado depois de 2 meses da ninfoplastia.

Monte de Vênus

monte de Vênus fica localizado acima do púbis – é a região com pelos que fica acima dos órgãos genitais. Recebe esta denominação em homenagem à Deusa do amor e da beleza, Vênus.

Há pacientes em que o monte de Vênus é muito proeminente, conferindo um aspecto abaulado acima dos genitais, muitas vezes visível até sobre a calça, o que pode causar desconforto e constrangimento.

A cirurgia para a redução do monte de Vênus é indicada para pacientes que apresentam aumento ou excessiva projeção desta região, com conseqüente desconforto estético. Tem como intuito a redução e aplainamento do monte de Vênus, conferindo um aspecto menos abaulado.

A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação ou peridural. A cirurgia demora cerca de 40 minutos. A alta é dada no mesmo dia, depois de 6 horas do término da cirurgia.

O pós-operatório da redução do monte de Vênus não costuma ser doloroso, sendo prescritos apenas analgésicos comuns.

Há um edema (inchaço) moderado da região, que costuma regredir em torno de 14 dias. Pode ocorrer equimose (roxidão) local, a qual regride também em torno de 14 dias.

A equimose (roxidão) e o edema (inchaço) podem descer até os grandes lábios vaginais ou bolsa escrotal (saco). A volta ao trabalho poderá ser depois de 3 dias da cirurgia, evitando-se esforços físicos.

As relações sexuais deverão ser evitadas por no mínimo 30 dias. Não há necessidade de retirar pontos, visto que a sutura é realizada com pontos absorvíveis, nos casos em que há necessidade da retirada de pele.

A sensibilidade do monte de Vênus pode ser alterada transitoriamente, mas a sensibilidade dos genitais não é afetada (sensibilidade sexual), pois não há manipulação destas estruturas.

Apesar de muito raras, podem ocorrer: hematoma, infecção, deiscência (abertura de pontos).

Como qualquer cirurgia plástica, o resultado definitivo também ocorre depois de 6 meses, tempo para o amadurecimento da cicatriz. Porém 80% do resultado já são alcançados depois de 2 meses da cirurgia.

Redução dos Grandes Lábios

A cirurgia para a redução dos grandes lábios vaginais é indicada para as pacientes que apresentam aumento ou excesso de pele e flacidez dos grandes lábios vaginais, o que comumente leva a uma distorção estética da genitália feminina e constrangimento da mulher.

A flacidez dos grandes lábios vaginais é comum em torno dos 40 anos ou próximo à menopausa, época na qual há uma grande absorção da gordura dos grandes lábios, fazendo com que a pele fique flácida e cheia de rugas, dando um aspecto murcho e envelhecido.

Nos casos em que há falta de volume, pela absorção da gordura nos grandes lábios, é realizado um enxerto de gordura.

Muitas vezes apenas o enxerto resolve a flacidez, por esticar a pele flácida. Parte do enxerto é absorvido em até dois meses (em torno de 40%), mas o que fica permanece com o tempo e não costuma dar complicações, visto ser a gordura do próprio paciente.

Nos casos de flacidez leve, o uso do laser para correção da flacidez dos grandes lábios vaginais é uma opção.

O uso do laser nos grandes lábios vaginais leva à uma retração da pele, com melhora da flacidez. Pode também ser usado para clareamento da pele local e também para estreitamento do canal vaginal (nos casos de leve flacidez).

Caso além do enxerto seja necessária a retirada de pele, esta é realizada por uma cicatriz na parte interna dos grandes lábios vaginais, na transição onde acabam os pelos, costumando ficar a cicatriz bastante discreta.

A cirurgia visa à redução da pele dos grandes lábios e reconstituição do seu volume normal, corrigindo a alteração estética e deixando-os mais turgidos e lisos.

A cirurgia é comumente realizada com anestesia local e sedação. A cirurgia demora cerca de 40 minutos no caso do enxerto de gordura ou retirada de pele simples. Na associação do enxerto com a retirada de pele, dura em torno de 90 minutos.

 

 

O pós-operatório da redução dos grandes lábios vaginais não costuma ser doloroso, sendo prescritos apenas analgésicos comuns. Há um edema (inchaço) moderado da região, que costuma regredir em torno de 14 dias. Pode ocorrer equimose (roxidão) local, a qual regride também em torno de 14 dias.

A volta ao trabalho poderá ser depois de 3 dias da cirurgia, evitando-se esforços físicos. As relações sexuais deverão ser evitadas por no mínimo 30 dias. Não há necessidade de retirar pontos, visto que a sutura é realizada com pontos absorvíveis.

A sensibilidade dos grandes lábios vaginais pode ser alterada transitoriamente pela manipulação, retornando ao normal com a recuperação. A sensibilidade do clitóris não é afetada, pois não há manipulação desta estrutura.

Apesar de muito raras, podem ocorrer: hematoma, infecção, deiscência (abertura de pontos), cicatrizes de má qualidade.

Como qualquer cirurgia plástica, o resultado definitivo ocorre depois de 6 meses, tempo para o amadurecimento da cicatriz. Porém 80% do resultado já é alcançado depois de 2 meses da cirurgia.

Gostou do Guia completo sobre cirurgias íntimas? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário, ficaremos felizes em responder.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886