Categorias: Blog

Existe cirurgia para as pálpebras? Conheça a Blefaroplastia

A diminuição da produção de colágeno tem se tornado um dos problemas mais comuns entre homens e mulheres que buscam procedimentos estéticos faciais.

Entre eles, podemos destacar a Blefaroplastia, mais conhecida como cirurgia de pálpebras. Atualmente, essa cirurgia está entre os procedimentos estéticos mais realizados do Brasil!
Não é de se espantar, afinal, quando pensamos no envelhecimento da pele e flacidez, a região dos olhos é a mais afetada visualmente.
É possível observar em algumas pessoas o excesso de pele ou uma espécie de bolsa de gordura logo abaixo dos olhos, dando a sensação de cansaço a todo momento. É aí que a Blefaroplastia se torna uma excelente solução!

Mas como é feita a blefaroplastia? Quando é indicada? Corro o risco de ficar cego(a)?

Se você tem dúvidas sobre essa cirurgia nas pálpebras, continue a leitura e entenda melhor o procedimento!


Como é feita a Blefaroplastia?

 

A Blefaroplastia é considerada uma cirurgia rápida e simples. Normalmente, o procedimento é feito com uma anestesia local, mas isso pode variar de acordo com a necessidade do paciente, optando por uma anestesia geral.

Durante o procedimento, o médico cirurgião deve analisar e marcar todas as áreas em que será necessário retirar excessos e gorduras das pálpebras a fim de evitar cicatrizes desnecessárias ou prejudicar a mobilidade dos olhos.
O tempo de internação varia de 8 a 12 horas e pode ser estendido para até 24 horas, caso o paciente opte pela anestesia geral. Além disso, toda a cirurgia dura em torno de 1 a 2 horas, dependendo do caso. Portanto, é possível retornar para casa no mesmo dia!


Quando a cirurgia das pálpebras é indicada?

 

A blefaroplastia é um procedimento indicado para pessoas com idade acima dos 40 anos que estão com problemas de bolsas de gordura, acentuando as olheiras, e olhos caídos. Isso levando em consideração o envelhecimento natural da pele, que se inicia a partir dos 35 anos.

Porém, caso ocorra algum tipo de trauma em pessoas jovens, questão estética ou até mesmo fatores genéticos em que seja necessário subir as sobrancelhas e pálpebras, também é a cirurgia ideal.



Cuidados pós-operatórios

 

Assim como qualquer outra cirurgia, a Blefaroplastia também requer cuidados especiais pós-operatórios, pois isso influenciará no processo de recuperação e resultado final.

Durante o processo de recuperação, que varia entre uma a duas semanas, é recomendado que o paciente: 

 

  • Faça uso de compressas de água fria, a fim de reduzir inchaços;
  • Evite utilizar produtos na região dos olhos, como maquiagens. Salvo o uso do protetor solar para proteger a cicatriz;
  • Usar óculos de sol ao sair durante o dia;
  • Buscar auxilio médico caso ocorra qualquer tipo de complicação durante o pós-operatório;
  • Manter os cuidados em até 15 dias após a cirurgia e retornar para retirar os pontos.


Há contraindicações da Blefaroplastia?

Não há contraindicações para pessoas com problemas de visão, como miopia ou astigmatismo, pois a cirurgia é realizada diretamente nas pálpebras, não envolve a região do globo ocular.

Já alguns pacientes com problemas de saúde crônicos, como hipertensão, insuficiência cardíaca ou diabetes, é necessário uma avaliação médica e alguns exames para avaliar a possibilidade de realizar a cirurgia sem riscos.

3 principais dúvidas sobre a cirurgia das pálpebras

A cicatriz fica muito visível após o procedimento?

No momento em que o cirurgião realiza as demarcações nas pálpebras, uma das suas preocupações também envolve o local onde a cicatriz ficará. Normalmente, são regiões que deixam a cicatriz quase imperceptível, mas isso também envolve os cuidados pós-operatórios já citados acima.


Existe idade correta para realizar a Blefaroplastia?

Não existe idade correta. É comum que o procedimento seja realizado em pacientes a partir dos 40 anos, pois são pessoas que já observam possíveis problemas de elasticidade da pele e buscam a cirurgia. Mas, para outras idades, varia de acordo com a avaliação médica.
Quanto tempo dura o pós-operatório?

Dura em média duas semanas. Na maioria dos casos não é necessário internar o paciente, a menos que o mesmo tenha optado por uma anestesia geral. Além disso, os resultados definitivos após a cirurgia podem ser percebidos somente depois de 3 meses!

Quer fazer uma Blefaroplastia? Marque agora a sua consulta!

Se você está em busca de um profissional capacitado e com bastante experiência na área, acompanhe o nosso trabalho e aproveite para tirar todas as suas dúvidas a respeito da Blefaroplastia.

Ou se preferir, acesse o nosso site e agende agora a sua consulta! Será um prazer te receber em nossa clínica!

Publicado por
André Colaneri