Blog

Diferença entre lipoaspiração e abdominoplastia

A lipoaspiração e a abdominoplastia são dois dos procedimentos estéticos mais realizados no país. Pelo fato de serem cirurgias plásticas voltadas para o abdômen, a maioria das pessoas não possui um certo conhecimento sobre qual a diferença entre esses procedimentos e confundem, por achar que são a mesma coisa, o que é um grande equívoco.

Ambas são cirurgias completamente diferentes, indicadas para tratar diferentes fatores e que podem ser realizadas também de forma complementar uma a outra.

Entenda qual a diferença entre lipoaspiração e abdominoplastia e saiba qual a melhor opção para o seu caso

A lipoaspiração, como o nome já diz, é uma cirurgia plástica que visa aspirar o excesso de gordura de uma área, sendo que a região do abdômen é uma das mais procuradas para a realização do procedimento. Ela é realizada a partir de uma pequena incisão (cerca de 4 mm), deixando cicatrizes pouco visíveis.

Sendo assim, essa cirurgia é indicada para casos em que a pessoa está no seu peso ideal ou próximo dele, mas possui gordura localizada em excesso.

Já a abdominoplastia, é uma cirurgia plástica que retira parte da pele localizada abaixo do umbigo, visando eliminar excesso de pele e flacidez. A cicatriz é maior e proporcional a quantidade de pele flácida a ser retirada, porém, geralmente, ela fica escondida na linha da calcinha e do biquíni.

Durante a cirurgia também é corrigido o distanciamento entre os músculos. Por isso, é um procedimento indicado principalmente após gestações e casos de flacidez de pele, e não para o excesso de gordura.

É possível realizar as duas cirurgias juntas?

Apesar de haver uma grande diferença entre lipoaspiração e abdominoplastia, elas podem ser realizadas em conjunto, a chamada lipo-abdominoplastia, que associa as duas técnicas. Primeiramente é realizada a lipoaspiração, que retira o acúmulo de gordura, dos flancos e do abdômen, e depois é feita a abdominoplastia, que remove o excesso de pele e flacidez. O resultado é um abdômen magro, liso e tonificado.

Essa associação das duas técnicas é indicada para casos em que existe a flacidez no abdômen e também gordura localizada na região.

Para ambas as técnicas, ou a associação das duas, é fundamental procurar por um especialista, que realize uma avaliação e esclareça as melhores possibilidades de resultado. Se quiser ler mais sobre o assunto acesse os artigos do Dr. André Colaneri ou assista os seus vídeos explicativos.

 

Ver comentários

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886