Blog

Como tratar a celulite?

O surgimento da celulite é possível tanto em homens quanto em mulheres, porém é muito mais frequente nas mulheres, pois é facilitada por alterações proporcionadas pelos hormônios femininos. Por isso, como tratar a celulite é uma grande dúvida para a maioria delas, afinal elas querem manter o corpo sempre bonito e saudável. Mas antes de qualquer coisa, é importante deixar claro que não existe uma cura para a celulite, e sim cuidados que devem ser tomados para que ela seja minimizada.

A celulite pode surgir em diferentes partes do corpo, principalmente nos glúteos e nas coxas. Ela surge devido ao acúmulo de gordura e inchaço logo abaixo da pele.

A celulite passa por fases, se no início ela é quase imperceptível, quando mais ela avança as fases, mas visível ela se torna. Mas esse problema pode ser evitado, e o mais importante, ele pode ser tratado. Separamos dicas importantes para que você saiba como tratar a celulite, fazendo com que ela seja minimizada e até mesmo eliminada.

Como surge a celulite

Para saber como trata-las, antes você precisa compreender como ela surge. A celulite possui 4 fases, e conforme ela avança de fase mais perceptível ela se torna. O grau 1 é a fase em que o inchaço, que é popularmente conhecido como “furinhos”, é apenas visível quando a pele é apertada.

Conforme o inchaço aumenta, a circulação piora, pela compressão dos vasos linfáticos, fazendo com que ocorra mais inchaço, início da fibrose e a aumento do volume de gordura. Essa formação pode aumentar devido a retenção de líquidos, até que a celulite chega na 2 fase, que é quando ela se torna visível sem que a pele precise ser apertada.

Se não houver a prevenção ou o cuidado de tratar o problema, o inchaço e a o aumento da retenção de líquido irá aumentar a formação da celulite. Tudo isso gera um maior desnivelamento da pele por causa do aumento da fibrose, podendo causar até a dor, essa é a fase 3.

Nessa fase muitas pessoas já se preocupam em saber como tratar a celulite, porém não são todas que procuram por soluções, fazendo com que ela chegue na fase 4. Nessa fase, o desnivelamento da pele se torna muito maior, além do inchaço, vasos e dor se tornam frequentes.

Como tratar a celulite de forma saudável sem oferecer riscos à saúde

O acúmulo de gordura e o inchaço são os grandes responsáveis pelo surgindo da celulite, e para ela ser tratada será necessário seguir hábitos saudáveis. A circulação deve ser melhorada para que não aconteça o aumento de peso, os exercícios físicos e uma alimentação saudável serão essenciais nesse momento.

Se você não gosta de academia, então você pode realizar outro tipo de exercício físico, como natação, caminhada, pular corda, andar de bicicleta, etc. Além de queimar as calorias, os exercícios também irão melhorar a sua circulação. Dessa forma você não elimina apenas a celulite, mas também conquista diversos outros benefícios para o seu corpo e para a sua mente.

As mudanças na alimentação devem ser um fator muito importante para quem deseja saber como tratar a celulite. Alimentos ricos em gordura e açúcar devem ser excluídos do seu cardápio. Troque-os por alimentos leves e com poucas calorias. Além dos hábitos saudáveis, você também poderá contar com os tratamentos estéticos, como a Drenagem linfática. O uso de cremes com o uso indicado para celulites também podem proporcionar bons resultados.

Existem outros tratamentos estéticos que também podem proporcionar melhorias na celulite, o importante é que a celulite seja evitada e tratada de forma segura e saudável. Vale lembrar mais uma vez que não existe uma cura para a celulite e sim formas de preveni-la e minimizá-la. Os aparelhos visam reduzir o inchaço, melhorar a circulação e afrouxar a fibrose.

A melhor forma de se combater a celulite, será realizando cuidados diários, como manter uma boa alimentação, realizar exercícios físicos e se possível procurar por tratamentos estéticos para ajudar nesse combate. Lembre-se sempre de procurar por especialistas experientes para que o problema seja tratado com segurança.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886