Blog

Como perder gordura localizada na barriga?

É difícil encontrar alguém que não se incomode com uma gordurinha extra presente em algum lugar do corpo, principalmente quando se trata da barriga. A boa notícia é que é possível se livrar dela. Veja dicas de como perder gordura localizada na barriga!

Primeiro, o que é gordura localizada?

O nosso organismo funciona de maneira programada, assim como um potente computador. As chamadas gorduras localizadas nada mais são do que reservas energéticas.

Onde e como essa gordura irá se acumular dependerá de uma série de fatores. A genética e o estilo de vida que a pessoa tende a levar contam bastante. E falando em estilo de vida, acompanhe essas dicas que podem te ajudar a se livrar daquela barriguinha saliente.

Invista em um prato equilibrado e variado

Isso mesmo! Aquela prato colorido que te dá energia só de olhar. Isso porque uma alimentação saudável pede equilíbrio de nutrientes e variedade de alimentos, então vale investir em legumes e verduras, e claro, as frutas como sobremesa ou lanchinhos da tarde.

Mas você pode estar pensando “Poxa, comecei uma dieta, mas na hora de ir na balança percebi que apesar dos meus esforços não perdi a gordura localizada na barriga como gostaria’’

Bem, um problema comum ao se fazer dieta por conta própria é melhorar a alimentação do ponto de vista nutricional, mas não diminuir a ingestão calórica. Por isso, sempre busque um profissional.

Diminua o consumo de sal e açúcar

O sal é a principal fonte de sódio – mineral que em excesso no organismo aumenta o risco de hipertensão e a retenção de líquido.

Já o açúcar, quando consumido em excesso, se transforma em acúmulo de gordura, principalmente na região da barriga. E já que estamos falando dele, que tal substituí-lo pelo açúcar mascavo?

O açúcar mascavo preserva vitaminas e minerais que o açúcar refinado não contém. Isso acontece porque o açúcar “branco’’ perde cerca de 90% de nutrientes no processo de refinamento.

Ou seja, a substituição irá te agregar muito mais e certamente te ajudará a não consumir calorias desnecessárias.

E vale lembrar que os alimentos fontes de carboidratos simples também são ricos  energia, então seu consumo deve ser reduzido. Como aqueles que contam com muita farinha branca como pães, massas e bolos.

Reduza o consumo de gordura saturada e gordura trans

O consumo de gorduras saturadas em excesso está relacionado ao aumento de colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias, elevando o risco de problemas no coração e contribuindo para o ganho de peso, principalmente na região da barriga e “culotes”.

Os alimentos que possuem grande quantidade de gorduras saturadas (e que você deve consumir com moderação) são: carnes vermelhas, leite integral, manteiga e queijos.

Já a gordura trans é um tipo de gordura formada por um processo químico (hidrogenação), no qual óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, uma gordura sólida. É encontrada em biscoitos, batatas fritas, sorvete, salgadinhos de pacote, margarina, entre outros.

Não faz nada bem à saúde: aumenta o colesterol ruim e, ao mesmo tempo, reduz o bom.

Obs.: As gorduras insaturadas são as que podem ser consumidas com mais frequência. Elas ajudam a reduzir o colesterol ruim, o triglicérides (tipo de gordura que, em níveis elevados, pode causar doenças coronarianas), a pressão arterial e auxiliam no processo de emagrecimento e, consequentemente, na perda de gordura localizada. São encontradas no abacate, no óleo de coco, nozes, sementes, azeite de oliva, entre outras.

Pratique exercícios!

A Organização Mundial de Saúde recomenda praticar ao menos 150 minutos de exercícios físicos moderados por semana para que uma pessoa seja considerada ativa. Ou seja, praticando uma hora de exercício em três dias na semana (180 minutos), você já ultrapassa essa meta!

Não adianta fugir: para queimar gordura localizada na barriga e emagrecer é importante investir em exercícios físicos.

E se séries da academia não são muito a sua praia, atividades aeróbicas como caminhadas, corridas e bike ao ar livre também são ótimas opções. E que tal aproveitar para dar uma volta com o seu cachorro todos os dias? Opções para se exercitar não faltam!

Cirurgia Plástica

A gordura localizada é um problema que incomoda muitas pessoas, mas é preciso contextualizá-lo: a gordura localizada ocorre quando a pessoa está dentro de uma faixa de peso considerada normal, mas visualmente pode-se observar depósitos localizados de gordura. O que acontece, em muitos casos, é que mesmo com a prática de exercícios físicos e a alimentação balanceada, pessoas tenham dificuldade em conquistar a tão sonhada barriga lisa e tonificada.

Deste modo, é possível contar com o avanço da medicina, aliado a tecnologia que vem trazendo cada vez mais opções de cirurgias plásticas seguras, modernas e eficazes.

Mas é importante ressaltar que as cirurgias específicas para eliminar o excesso de gordura acumulada na barriga não tem como objetivo a perda de peso, mas sim a modificação do contorno corporal. Conheça algumas opções:

Lipoaspiração

A Lipoaspiração é a cirurgia feita para a redução do volume de gordura corporal em áreas localizadas, conferindo ao paciente um melhor contorno corporal. Embora muitos pensem, a lipoaspiração não é feita para perder peso, pois a maior mudança se dá na silhueta corporal e não na balança.

Por isso, os melhores resultados são obtidos nas Lipoaspirações em que o paciente apresenta gordura localizada.

Lipoescultura

A Lipoescultura é uma cirurgia que remodela o corpo, tirando gordura corporal de algumas áreas e preenchendo outras regiões. Um exemplo é quando a paciente retira gordura localizada de alguma parte do corpo e depois a coloca nos glúteos.

Esse procedimento torna o contorno corporal bem mais bonito e acentuado. No entanto, essa cirurgia não visa o emagrecimento, e sim a remodelação do corpo.

Mini Lipo

É uma Lipoaspiração realizada por setor (por partes), com volume menor lipoaspirado, geralmente realizada em clínicas ou consultórios. A vantagem é de ser um procedimento menor, menos doloroso e com recuperação mais rápida do que uma lipo em tempo único. Porém, não tem a segurança de uma cirurgia realizada em ambiente hospitalar.

Lipoaspiração a Laser

A gordura é queimada pelo aquecimento gerado pelo laser, proporcionando menor sangramento, menor trauma para retirada, menos dor e maior retração da pele.

Conclusão

Tanto as mulheres quanto os homens, estão em busca de uma silhueta mais harmoniosa. E como vimos, a cirurgia plástica está aí apenas para ajudar com opções que melhoram o contorno corporal, e ajudam a trazer aquela segurança e autoestima de volta!

Então se você sofre com gordura localizada, e quer saber mais sobre cada um dos procedimentos mais modernos da medicina atual, continue acompanhando o blog, ou agende já uma consulta.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886