Emagrecimento

A importância da cirurgia plástica pós-obesidade

A problemática da obesidade tem cada vez mais chamado a atenção da sociedade e ganhado destaque na mídia. O fato é que a taxa de obesos cresce rapidamente em quase todas as populações ocidentais. Como consequência disso, aumentam os casos de infarto do miocárdio, hipertensão, diabetes, aterosclerose e outras patologias associadas, elevando em muito o custo da medicina pública. Essa preocupação, entretanto, não é o que mais contribuiu para a divulgação da problemática do obeso.

Cirurgia Bariátrica

Hoje em dia, cada vez mais, dá-se importância à qualidade de vida. Todos querem não só viver mais, mas viver bem! E é nesse contexto que o desenvolvimento da cirurgia bariátrica trouxe grande avanço. Ela permite uma perda ponderal gradual, progressiva e permanente, de forma que o paciente passe a lograr os louros da redução dos riscos da saúde, assim como da melhora da qualidade de vida, permitindo o retorno de atividades simples que antes não eram mais possíveis, como subir escadas, fazer caminhadas, etc.

Excesso de pele

Entretanto, outro ponto fundamental da qualidade de vida é o retorno da auto-estima e do bem estar social. Após os grandes emagrecimentos, proporcionados pela cirurgia bariátrica, o paciente passa inexoravelmente a apresentar grandes excessos de pele na forma de flacidez localizada principalmente no abdômen, braço, pernas e mamas. Isso se deve à grande distensão da pele pela gordura durante longo período, levando à perda da elasticidade, comprometendo a retração adequada após a redução do peso.

Flacidez

Após praticamente dois anos decorridos da cirurgia bariátrica, o paciente entra em um platô de estabilidade ponderal. Já não mais apresenta muito dos riscos à saúde de antes, assim como sente sua qualidade de vida melhorada. Porém a auto-estima e o bem estar social ainda se encontram comprometidos pela flacidez da pele. O que pode levar à sensação de êxito parcial do tratamento.

A solução

É justamente nessa fase que a cirurgia plástica tem muito a oferecer. A correção das deformidades geradas pelo grande emagrecimento, através de ressecção de pele e remodelamento corporal, tem como objetivo não só a estética, mas também a elevação da auto-estima, aceitação social, completando a qualidade de vida tão almejada.

Todos os vitoriosos da luta contra a obesidade sabem do que estou falando!

Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886