Cicatriz

Cirurgia Plástica: cicatriz

Muitas pessoas possuem incômodos por todo corpo, seja ela, uma gordurinha localizada, uma ruga aqui ou ali, seios flácidos, que procuram soluções para poder retirar essa situação complicada. Quando chegam na decisão de fazer uma Cirurgia Plástica, o medo de ficar com alguma cicatriz aparece e o desespero é estampado no rosto. Devido à natureza do corpo humano, todo trauma que lesa algum tecido (pele, músculo, osso, etc.) leva à formação de uma cicatriz. Neste post, será possível conhecer qual o tipo de cicatriz em cirurgia plástica que seu corpo pode ter, e, às vezes, essa marca nem é tão evidente assim, confira!

Onde a cicatriz fica?

A cicatriz fica localizada onde é feita a união dos tecidos. Apesar de todos os avanços da medicina estética, ainda não há como não deixar vestígios. Porém, é possível deixá-los menos aparentes.

O processo de cicatrização acontece em diferentes etapas, geralmente sendo completo após dois anos da cirurgia. No primeiro mês, o sinal da cicatriz ainda é pouco visível. Já no oitavo mês a um ano, a marca ganha um tom avermelhado e, em alguns pacientes, ela se apresenta larga e elevada. Após um ano, no chamado período tardio, o sinal, começa a ficar mais claro e menos consistente. O resultado definitivo depende de cada paciente e de seus hábitos, históricos de doenças, remédios, alimentação e esportes.

É importantíssimo o acompanhamento cuidadoso durante os seis primeiros meses de cicatrização. O paciente deve seguir à risca as indicações médicas, como não realizar esforços, principalmente na região do corte, pois podem causar quebra de pontos e inflamação.

Cirurgia Plástica

A cicatriz de uma cirurgia plástica de boa qualidade se deve a alguns fatores controláveis pelos médicos e outros não. Evitar infecção, fazer a sutura (dar pontos) com técnica apurada, sem machucar a pele e com fios delicados; evitar tensão na região, são preceitos básicos para o cirurgião plástico obter uma boa cicatrização. Já a tendência de formação de queloides é inerente ao paciente, e não controlável pelo cirurgião.

Porém, complicações e insatisfações na cirurgia plástica podem ocorrer mesmo quando tudo é feito da melhor forma e as pacientes obedecem às recomendações. Existem diversos fatores que atrapalham a cicatrização e vamos listar alguns para que vocês vejam:

• Falta de repouso adequado (forçar a área antes da hora);
• Tabagismo;
• Diabetes;
• Falta de nutrientes (proteínas) e vitaminas (principalmente A,B e C);
• Sangramentos, diminuição da oxigenação (por exemplo: pele muito esticada durante a plástica recebe menos oxigênio na cicatriz), infecções e medicamentos com corticoides.

Como evitar uma cicatriz ruim?

• Escolha um cirurgião plástico Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;
• Suspenda o cigarro o quanto antes. No mínimo 2 meses; ⠀⠀
• Alimente-se adequadamente antes e depois da cirurgia; ⠀⠀
• Hidrata-se com no mínimo 2 litros de água por dia. ⠀⠀
⠀⠀
É importante seguir com a máxima atenção todas as recomendações do médico, inclusive às relativas ao repouso. Antes de operar, procure saber que movimentos e atividades do seu dia a dia você poderá – ou não fazer – e quando voltará a realizá-los normalmente.

Queloide

O tão temido queloide é uma cicatriz grossa, em alto relevo, endurecida, que apesar de iniciar sobre o limite da cicatriz se estende ao redor desta. É comum apresentar prurido (coceira) e até dor local. São mais comuns em pacientes negros e japoneses. Porém, apesar de tudo isso, há vários tipos de tratamentos eficazes tanto no combate ao queloide quanto na prevenção deste.

Essa cicatriz é um tipo que ultrapassa o corte ou trauma cirúrgico, que é o resultado do acúmulo anormal e exagerado de fibras colágenas na área do corte. As partes mais comuns para o seu aparecimento são as regiões como as articulações, ombro, lóbulos das orelhas, queixo e área central do tórax. Uma das coisas é o fator genético que é determinante na tendência a queloides, além disso, negros e orientais estão no grupo de maior risco.

Quem possui a tendência de formação de queloide deve, durante o pós-operatório, manter um repouso rigoroso para não esticar a pele, evitando a distensão dos pontos além do natural.

A utilização de corticoide inibe alguns processos da cicatrização e possibilita um controle maior durante esse período. Outros aliados são as pomadas e curativos com o mesmo princípio ativo.

Acalma-se!

Então qual é o segredo da Cirurgia plástica? O segredo está na confecção da melhor cicatriz, através de técnica minimamente traumática. Com fios especiais e evitando tensão no sinal, por exemplo o que permite que o organismo termine a cicatrização da melhor maneira possível. Outro detalhe, é a localização das marcas. Elas são escondidas em locais pouco visíveis (cobertas pelas roupas, no couro cabeludo, atrás da orelha, em alguma dobra já existente como no sulco mamário, etc.).

Conclusão

Deste modo, as cicatrizes são dificilmente visualizadas, porém elas existem.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886