Cirurgia das Mamas

Brasil, Segurança em Prótese de Mama – Cirurgia Plástica

A mais procurada das cirurgias plásticas em nosso país, a prótese de mama, sempre ficou em evidência no Brasil. País tropical, com exposição do corpo, a busca de uma mama sexy é um sonho de toda mulher.

A cirurgia plastica brasileira, sabidamente a mais evoluída do mundo, juntamente com a dos Estados Unidos, se destacou ainda mais nessa área . Por ter ficado algum tempo proibido nos EUA o uso do silicone nas próteses, o Brasil ganhou experiencia no manuseio destas próteses, enquanto os EUA usavam próteses de solução salina (soro fisiológico).

É sabido, que as próteses salinas têm maior propensão a estourar, duram menos, e esvaziam com maior frequência. A de silicone, é mais resistente, tem textura mais próxima da mama natural e maior durabilidade.

Isso impulsionou a produção de próteses brasileiras, que hoje, é tida como uma das melhores do mundo, sendo exportada para todo o mundo e até para os EUA, que hoje em dia aprovam o seu uso.

No meio de tantas noticias na mídia sobre próteses de qualidade duvidosa, com silicone impróprio, tendo grande índice de ruptura, fiquei refletindo…

Triste no inicio, por minha especialidade ter que passar por isso, sendo que médicos e pacientes nada tem de culpa sobre todo este problema. As próteses problemáticas, fabricadas na Europa, foram avaliadas pelos órgãos de verificação de qualidade e aprovadas! Com o selo de qualidade indevido, foram usadas por médicos que acreditaram na ANVISA. Outras agencias estrangeiras também certificaram erroneamente tais próteses…

A Primeira conclusão que cheguei é que o governo deveria arcar com sua responsabilidade e pagar os custos das cirurgias de troca, visto que foi ele que deu o aval para o uso e certificou uma prótese sem qualidade, colocando a saúde de muitas mulheres em risco.

A segunda e alegre conclusão é que o Brasil deve se orgulhar de ter uma das melhores próteses do mundo e os cirurgiões plásticos com maior experiencia e treinamento para a mamoplastia de aumento. Brasil é referencia mundial e o melhor lugar do mundo para se colocar próteses de mama. Talvez por isso, temos operado tantas pacientes do exterior, que buscam esta cirurgia.

Mais informações sobre a Prótese de Mama

Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886