Cirurgias de Glúteo

Existe como aumentar ou modelar o quadril?

Muitas pessoas tem um desejo em comum que é aumentar ou modelar o quadril. Com exercícios e uma dieta saudável, o resultado pode ser alcançado, porém não tão rapidamente da forma que desejam. Por isso, planejam para realizar procedimentos estéticos e realizar essa necessidade o mais rápido possível, porém, a dúvida que rodeia a cabeça de todos é: existe como aumentar ou modelar o quadril? Neste post, será possível conhecer técnicas de aumento ou modelação dessa região e seus benefícios, confira!

Qual a principal diferença entre os quadris masculinos e femininos?

Uma das maiores diferenças do contorno corporal entre o homem e a mulher é a forma do quadril. O quadril feminino é arredondado e em conjunto com as mamas dá a famosa forma de violão à silhueta feminina.

O corpo feminino possui este formato por conta da distribuição de gordura, visto que a parte muscular e óssea são bastante semelhantes aos dois sexos. Isso fica muito evidente quando comparamos um homem e uma mulher maratonista. Se os vemos correndo de costas fica difícil ter certeza se é um homem ou mulher, pois a taxa de gordura é tão baixa, que o quadril de ambos são praticamente retos, equiparando os corpos.

Sendo assim, quando pensamos em modelar o quadril feminino, pensamos principalmente em dar volume a eles e acentuar suas curvas, tanto na parte posterior, o glúteo, como nas laterais. Além disso, modelando os quadris é possível melhorar a curvatura do corpo da mulher, devolvendo harmonia e sincronia.

Volume do glúteo

O glúteo pode ser aumentado por diversas maneiras. A mais usada entre elas é o enxerto de gordura. Na lipoescultura, a gordura retirada é geralmente do abdômen ou flancos e enxertada no glúteo, trazendo de volta o formato do glúteo e devolvendo harmonia ao corpo.

É indicada para pacientes que tenham gordura na cintura, pois ao fazer a lipo nesta região, o glúteo passa a ser mais exposto. Depois de enxertar a gordura, fica ainda em maior evidência. Por ser um material do próprio corpo, a gordura é muito bem aceita pelo organismo, sendo bastante seguro o seu uso.

Sua desvantagem é que a gordura sofre uma absorção quase de 50%, permanecendo apenas a metade a longo prazo. Sendo a gordura mole, apesar de dar volume, não aumenta muito a consistência dos glúteos, além disso, os projeta menos que uma prótese. Também pode ser usada para preencher as laterais do quadril.

Materiais de preenchimento

Existem outros materiais de preenchimento dos glúteos e lateral do quadril, entre eles o polimetilmetacrilato (PMMA) e o hidrogel de poliamida (Aqualift®). Ambos podem ser aplicados com anestesia local ou sedação, sendo o retorno às atividades em poucos dias.

Divulgada como Bioplastia, o uso do PMMA é uma opção de preenchimento definitivo. São partículas de acrílico diluídas em um gel. Ao ter o gel absorvido, perde-se um pouco de volume, mas o acrílico permanece para sempre. Apesar de muito compatível, por ser um corpo estranho, pode haver reações ao seu uso, como alergia, nodulações, etc. A desvantagem é que não é possível a retirada do material, por estar ele infiltrado difusamente em tecido muscular e gorduroso. Como um gel, apesar de dar volume, não aumenta muito a consistência dos glúteos.

O hidrogel de poliamida (Aqualift®) começa a ser absorvido depois de 6 anos. É bastante tolerado pelo organismo e em caso de alguma reação é absorvido com o tempo. Com todo gel, aumenta o volume, mas a consistência é menor que a de uma prótese.

Prótese de Glúteo

Já a Prótese de Glúteo é sem dúvida nenhuma a opção que proporciona maior projeção e consistência aos glúteos. Porém, é uma cirurgia com pós-operatório desconfortável, necessitando um mês para se recuperar. O risco do procedimento é maior se comparado aos preenchimentos por PMMA e Aqualift®, mas pode ser retirada imediatamente em caso de complicação. A prótese deve ser trocada, provavelmente depois de 20 anos. Por ser colocada dentro do músculo, ela projeta a parte posterior, não aumentado o quadril nas laterais. Caso necessário, um preenchimento com gordura, PMMA ou Aqualift? pode ser usado nesta região como complemento.

Como tudo na cirurgia plástica, cada técnica tem suas vantagens e desvantagens, assim como sua indicação. O que pode ser bom para um paciente, pode não ser bom para outro. Isso depende do biotipo, tipo de glúteo, musculatura, distribuição de gordura no quadril, presença ou não de flacidez, expectativa do paciente relativo à projeção e aumento do quadril.

Desta forma, apenas em consulta com o cirurgião plástico a melhor técnica poderá ser escolhida, levando-se em conta a vontade do paciente, indicações, e riscos de cada técnica.

Contra Indicações

Vale lembrar que o implante de silicone nos glúteos não pode ser realizado em menores de 18 anos, gestantes, mães no período de amamentação, pessoas com problemas cardíacos, pessoas com problemas lombares e pessoas que sofrem de doenças autoimunes.

Pessoas com região glútea muito flácida devem passar por uma cirurgia de retirada de pele para deixar a área mais rígida antes que se possa implantar silicone na região.

Complicações

Entre as complicações possíveis, estão infecção, hematoma, exteriorização do implante, problemas relacionados à anestesia e exagerada retração da cápsula fibrosa formada pelo organismo ao redor do implante.

Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Ver comentários

  • Sou uma mulher transexual e há 1 ano e 6 meses eu fiz um implante de próteses de glúteo mais enxerto de gordura nos quadris, porém, o resultado dos quadria não me deixaram satisfeita e eu gostaria muito se aumentá-los. Tenho 42 anos. É possível injetar PMMA ou Gel para aumentar meus quadria mesmo com as próteses já introduzidas? Se sim, como posso fazer? Se não, por quê?

    • Tudo bem? Não existe prótese de quadril. O preenchimento na lateral do quadril pode ser feito com PMMA, mas eu não faço. Abraços!

    • Tudo bem? Não existe prótese de quadril. O preenchimento na lateral do quadril pode ser feito com PMMA, mas eu não faço. Abraços!

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886