Todos sabemos da grande importância estética do nariz. Ele praticamente define nosso perfil, impõe a característica estética da face (delicada, imponente, rústica, etc). Isso torna a rinoplastia uma cirurgia plástica de grande potencial transformador. Muitas pessoas desejam fazer esse procedimento. Mas afinal, é possível escolher o nariz na cirurgia? Neste post, será possível ver que a Rinoplastia é a cirurgia plástica da harmonia e contém muitos benefícios, confira!
O que é a Rinoplastia?
A cirurgia do nariz, ou rinoplastia, tem como objetivo restaurar este equilíbrio do nariz com o rosto. A rinoplastia pode reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, diminuir a abertura das narinas, refinar a ponta, modificar o perfil, aplainar saliências e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior.
A Rinoplastia é a uma cirurgia plástica que tem como o objetivo chegar o mais próximo possível da harmonia do rosto, tratando as alterações estéticas e funcionais do nariz.
Essas alterações nasais, assim com as características do nariz, seja ele grande, pequeno ou com maior projeção na ponta ocorrem geralmente por questões ligadas à genética, mas há também casos pós-traumáticos.
Muitas pessoas procuram a Rinoplastia, por ela atuar em distintas possibilidades, como aumentar ou diminuir o nariz, assim como afinar ou dar projeção à ponta.
Como é realizada?
Antes da operação, são realizados estudos de geometria plana e espacial das proporções do nariz em relação ao rosto de cada pessoa, além disso, também é criado o planejamento cirúrgico baseado nestes resultados e no senso estético de cada cirurgião, até porque cada rosto tem sua característica. A anestesia pode ser local com sedação ou geral.
Quando o processo começa a tomar forma, é realizada uma modelagem escultural com fita microporosa, que pode substituir o gesso, e técnicas modernas permitem que não se use tampão que costumava ser o maior incômodo desta técnica, marcas roxas costumam permanecer nas semanas iniciais. Após a retirada do curativo de micropore o nariz ficará inchado por alguns meses.
Compreendendo a anatomia do nariz
O nariz é formado por estruturas ósseas e cartilaginosas. O chamado osso nasal fica localizado na parte superior. Na parte média, fica a cartilagem septal junto com a expansão lateral. E é na cirurgia de Rinoplastia que acontece a remodelação das estruturas ósseas e cartilaginosas, através de reduções, mudanças na forma, ou aumento de suas estruturas.
O mais importante da Rinoplastia é que a cirurgia também pode corrigir alterações e ajudar pacientes que têm dificuldades de respirar, por exemplo. Por isso é importante procurar um especialista para que cada caso seja avaliado de forma individual.
Indicação da cirurgia de Rinoplastia – quem pode fazer?
A Rinoplastia só pode ser realizada em pacientes maiores de 16 anos. Mas qualquer pessoa que se sentir incomodada com o formato do seu nariz pode fazer a cirurgia – menores devem ter o consentimento dos pais para a realização de tal procedimento.
Tipo de face para realizar a Rinoplastia
Por fazer parte de um contexto facial, nem todo nariz combina com todo tipo de face. Ou seja, o nariz de uma modelo pode ficar feio em outra modelo, apesar de serem as duas bonitas. Um nariz esteticamente incompatível pode comprometer toda a beleza facial. Isso, por um lado nos permite harmonizar o nariz à face e potencializar a beleza do paciente, mas por outro lado nos impõe certos limites à cirurgia. Pacientes longilíneos, de rosto comprido e angulados não combinam com nariz pequeno e arrebitado, por exemplo.
Genética
Outra limitação que temos, e esta imposta pelo próprio paciente, é a genética, as características da pele, osso, cartilagem, etc. Este material pode ser modelado pela cirurgia, mas não modificado. Uma pele grossa, continuará grossa depois da cirurgia e isso nos impõe restrições, nunca será igual a um nariz de pele fina.
Mesmo não podendo escolher o nariz que você quer, ele ficará bonito e harmônico
Tendo em vista estes fatos, podemos concluir que não é possível escolher o nariz que queremos, mas podemos ter o nariz possível, dentro das limitações genéticas, estéticas e técnicas de cada cirurgia.
Esta é uma das razões que não vejo com bons olhos programas de computadores que “corrigem o nariz e preveem o resultado da cirurgia”. Primeiramente, um programa de computador é, no fim das contas, uma fórmula matemática. Ele corrigirá todos os narizes pela mesma fórmula. Mas como corrigir coisas geneticamente diferentes (pele, osso cartilagem) como se fossem iguais? Elas não responderão à cirurgia da mesma forma. Logo, creio não serem fidedignos. E, mesmo que fossem, não há certeza que o cirurgião obteria aquele resultado, assim como o pacientes recuperava da cirurgia da mesma forma.
Quais são os passos que a paciente deve dar para realizar a cirurgia
Depois de ler tudo isso e ver que você decidiu realizar a Rinoplastia, você deve procurar – primeiramente – um médico de sua confiança, realizar a consulta, fazer os exames laboratoriais e se preparar para o dia do procedimento.
Vale ressaltar que é necessário fazer jejum absoluto de oito horas, antes do procedimento. A duração da cirurgia, assim como o tipo da anestesia serão informados pelo especialista.
Como é o pós-operatório?
Após o período de tratamento e descanso, você poderá retornar às atividades normais dentro de alguns dias, mas ainda será necessário tomar alguns cuidados, como evitar exposição ao sol e atividades esportivas nos dias seguintes.
É importante que você faça repouso, até porque a região do nariz deverá apresentar inchaço e roxos que vão diminuindo ao longo das semanas seguintes. Também fique atento com a troca de curativos e respeite os horários de administração dos remédios orientados pelo seu médico.
Recuperação
Nos primeiros sete a dez dias um molde de acrílico é usado no dorso do nariz para estabilizar os ossos nasais e manter o formato desejado. Nos primeiros dias pode haver um pouco de dificuldade para respirar em virtude do inchaço, mas isso se resolve naturalmente. Deve-se evitar traumas no nariz e exposição a ambientes quentes. O resultado definitivo será visto a partir do sexto mês.
Rinoplastia moderna
Interessante é notar, que no início das rinoplastias, a técnica usada era de redução do nariz. Retirava-se osso e cartilagem e o resultado era um nariz pequeno e geralmente arrebitado. Muitos como problemas respiratórios depois. A rinoplastia moderna visa a harmonização do nariz à face, é frequente o uso de cartilagem para modelar, sustentar e definir o nariz. Reduz-se menos, modela-se mais. Como isso, as cirurgias obtiveram um resultado mais natural, harmônico e funcional (antes de ser bonito o nariz precisa respirar bem!).
Vale ressaltar que para ser especialista em cirurgia plástica, o cirurgião deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a qual supervisiona a longa e extensa formação dos 11 anos de estudos obrigatórios para alcançar o título de Especialista em Cirurgia Plástica.
Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica