Recomendações pré-operatórias:

1) Comunicar-se conosco até dois dias antes da operação, em caso de gripe ou indisposição.

2) Internar-se no hospital indicado, obedecendo ao horário previamente marcado.

3) Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito exageradas na véspera da cirurgia.

4) Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer de que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 14 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também os diuréticos.

5) Programe suas atividades sociais, domésticas ou escolares de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente20 dias.

6) Evitar fumar por, ao menos, 15( quinze dias) antes da cirurgia.

7) Manter jejum de oito(8) horas antes da hora marcada da cirurgia.

8) Evitar todo e qualquer medicamento à base de ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Bufferin, Doril, etc) ou qualquer medicação com efeito anticoagulante pelo menos 15(quinze) dias antes da cirurgia.

Recomendações pós-operatórias:

1) Evitar esforços por 30dias

2) Evitar molhar o curativo durante a primeira fase (2 dias).

3) Andar com ligeira flexão (curvada) do tronco e manter passos curtos, por um período de 15 dias. Ao se deitar coloque travesseiros atrás das costas e abaixo dos joelhos, deixando assim o abdômen sem tensão.

4) Evitar todo e qualquer medicamento à base de ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Melhoral, Bufferin, Doril, etc) ou qualquer medicação com efeito anticoagulante pelo menos 15(quinze) dias depois da cirurgia.

5) Em caso de pacientes muito obesas, poderá ocorrer, após o 8o. dia, a eliminação de certa quantidade de líquido amarelado por um ou mais pontos de cicatriz. Não se preocupe se isto lhe ocorrer. É a “lipólise”, que não significa absolutamente complicação.

6) Alimentação normal (salvo em casos especiais).

7) Usar a cinta elástica por 1,5 mês.

Sobre a Cirurgia do Abdômen
Agende uma Consulta
5/5 (1 Review)