A Ginecomastia é uma condição onde as mamas masculinas crescem mais do que o adequado, o que pode causar desconforto e problemas de autoestima em muitos homens. Isso ocorre por conta do aumento do tecido mamário em homens, causado pelo desbalanço entre os hormônios estrogênio e testosterona. Esse quadro é mais comum ter início em meninos de 13/14 anos, aparecendo como consequência das alterações hormonais da puberdade. Porém, pode iniciar em outras fases da vida também. A Lipomastia é o aumento das mamas por conta de acúmulo de gordura. Pode ocorrer durante toda a vida, geralmente associada ao ganho de peso.
Essa condição pode ser tratada com um procedimento cirúrgico de correção da Ginecomastia.
Como é realizada a cirurgia?
A Cirurgia de Ginecomastia é realizada através de um corte pequeno em volta da aréola, por onde as glândulas mamárias são retiradas. No caso de haver também gordura nas mamas, a lipoaspiração é associada. A Lipomastia é quando há apenas aumento de gordura, sem glândula. Nestes casos, somente a lipoaspiração é realizada.
A cirurgia de Ginecomastia pode ser realizada com anestesia local e sedação, com alta no mesmo dia.
O resultado final da correção da Ginecomastia pode ser alcançado após 6 meses, com o amadurecimento da cicatriz, porém com 2 meses já se obtém 80% da forma definitiva.