Rinoplastia

Home » Rinoplastia
Dr. André Colaneri

Cirurgia Plástica
Dr. André Colaneri

Rinoplastia (Cirurgia do nariz)

Informações relevantes sobre rinoplastia, rinosseptoplastia, cirurgia plastica do nariz, cicatrizes, tecnicas, resultados, recuperação, tudo sobre o assunto.

Por ter estrutura complexa, o nariz apresenta uma grande variação entre raças e indivíduos. A rinoplastia é voltada para a correção das desproporções do nariz, tornando-o mais harmonioso com o restante da face e assim aprimorando a estética facial.

cirurgia plástica do nariz pode ser associada com cirurgias que visam a correção da função respiratória (ex: septoplastia, turbinectomia) em pacientes que respiram com dificuldade.

Como cada paciente tem uma genética própria, não é possível escolher um nariz que se pretende ter (por ex igual de alguém), mas sim corrigir e aperfeiçoar o próprio nariz, ficando com o nariz que se é possível ter, mais harmônoco com a face.

Rinoplastia (Cirurgia do nariz)

Indicação: 
Desproporção ou desarmonia entre nariz e face, e nariz inestético.

Tipo de anestesia: 
Local com sedação ou geral.

Tempo de internação: 
Geralmente 24 horas.

Técnica Cirúrgica – Ilustrações
rinoplastia
Clique na imagem e veja mais.

Pós-operatório: 
Após a rinoplastia, o paciente fica com um curativo de gesso ou acrílico por 7 dias e outro de fita adesiva por mais 7 dias.

É comum ocorrer na face edema (inchaço) e equimose (roxidão), que geralmente regridem em até 21 dias. Um edema residual persiste por até 6 meses, sendo notado pelo paciente como um endurecimento da ponta nasal.

Qualquer trauma no nariz deve ser evitado por 2 meses depois da rinoplastia, pois como às vezes é feita fratura dos ossos nasais, um trauma pode levar ao deslocamento dos ossos.
Deve-se evitar calor (sol, banhos e ambientes muito quentes, etc.), pois o calor leva ao aumento do edema (inchaço).

Rinoplastia (Cirurgia do nariz)

Complicações: 
São muito raras na rinoplastia, podendo ser citadas: sangramento pós-operatório, hematoma, infecção, obstrução nasal, irregularidades, assimetrias e problemas anestésicos.

Resultado Definitivo: 
O resultado definitivo da Rinoplastia é alcançado entre 6 meses e 1 ano, porém já há grandes mudanças a partir de um mês.

Vídeo explicativo sobre rinoplastia

TV Gazeta: Dr. André entrevistado sobre a moderna rinoplastia

Perguntas Frequentes

1) A Rinoplastia deixa cicatrizes?
A rinoplastia é indicada para a correção de narizes inestéticos ou desarmônicos com o restante da face. Pode ser associada a cirurgia para correção de problemas respiratórios (septoplastia e turbinectomia). 

2) A rinoplastia deixa cicatrizes visíveis?
Na maoria dos casos não existem cicatrizes visíveis depois da cirurgia plástica de rinoplastia. Isto porque os cortes são geralmente dentro do nariz. Em casos especiais, quando as asas nasais são tratadas, existem duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face que, com o passar das semanas, tornam-se praticamente imperceptíveis. Em outros casos (rinoplastia aberta), uma cicatriz quase imperceptível é feita na parte entre as narinas, abaixo da ponta (columela). 

3) Quando verei resultado da rinoplastia?
Logo apos a cirurgia a mudança já é notada. Porém, há inchaçøe e roxidão. A roxidão costuma sumir nas primeiras semanas, porém o inchaçø demora mais (alguns meses). O resultado definitivo costuma ocorrer entre 6 meses e um ano. 

4) Posso escolher a forma que eu desejar para o meu nariz?
Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Outra limitação que existe é o próprio tipo tecido que o nariz apresenta: p. ex: um nariz de pele grossa jamais poderá se tornar tão fino e delicado como outro de pele fina. Logo, uma rinoplastia na Giselle Bundchen teria resultado diferente de uma rinoplastia no Mike Tyson. 

5) Por quanto tempo dura o resultado da rinoplastia?
A mudança é para sempre, mas como qualquer parte do corpo alguma modificação com o envelhecimento pode ocorrer. A ponta do nariz costuma cair com o envelhecimento, mas isso acorre com todos, mesmo os não operados. 

6) A respiração muda com a rinoplastia?
A Rinoplastia visa melhorara a estética, mas pode ser associada a uma cirurgia funcional, para melhorara a resporação, com a correção do septo nasal (em casoso de desvio de septo) e o tratamento dos cornetos. 

7) Qual anestesia é usada na rinoplastia?.
Depende do caso. Pode ser a anestesia local com sedação ou a geral. 

8) Há perigo na rinoplastia?
Toda cirurgia tem risco. A rinoplastia, asssim como toda cirurgia plástica, é bastante segura, desde que realizada por especialista e em ambiente hospitar. Sempre é importante lembrar que o especialista em rinoplastia é o Cirurgião Plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

9) Quanto tempo demora uma cirurgia de rinoplastia?
Pode variar, mas geralmente a rinoplastia dura de 90 a 120 minutos. A rinosseptoplastia pode demorar mais. 

10) Qual o tempo de internação da rinoplastia?
No caso de anestesia local e sedação, a alta costuma ser no mesmo dia. Para anestesia geral, no dia seguinte. 

11) São utilizados curativos na rinoplastia?
Um curativo de esparadrapo microporoso é usado por 14 dias. Um curativo de acrílico é usado por 7 dias, nos casos de fretura. Nos casos de septoplastia, um splict nasal (curativo interno de plástico) é usado para proteger o septo na primeira semana. 

12) A rinoplastia dói?
Não é comum ter dor depois de uma rinoplastia. O inhaçø e roxidão são comuns nasprimeiras semanas. Nos primeiros dias é comum a saída de uma secreção do nariz, que costuma parar depois de uns 3 dias. 

13) Em que posição deverei dormir depois da rinoplastia?
Como o nariz foi operado, não se deve apoiá-lo no travesseiro depois da rinoplastia. Sendo assim, deve-se dormir com a cabeça para cima por 45 dias. 

14) Poderei tomar sol depois da rinoplastia? Quando?
Deve-se evitar o sol até 60 dias depois da rinoplastia. 

15) Quando poderei fazer exercícios fisicos?
Os exercícios poderão ser feitos depois de 30 dias, começando com exercícios leves e sem contato. Depois de 60 dias todos os tipos de exercícios poderão ser feitos. 

16) A rinoplastia pode ser associada a outras cirugias plásticas?
Sim. A associação da rinoplastia com outra cirurgia plástica é comum, prótese de mamas, lipo, lifting facial. A viabilidade da associação será discutida com o cirurgião durante a consulta, quando será previsto o tempo cirúrgico, a segurança da cirurgia, o pós-operatório, etc. 

17) O resultado da rinoplastia compensa?
Dentre as cirurgias estéticas, a rinoplastia é uma das que proporcionam grandes satisfações. Lembre-se no que lhe foi dito anteriormente: cada caso é analisado individualmente na 1ª consulta, ocasião em que lhe são esclarecidos todos os detalhes aqui relatados, bem como aqueles que por lapso tenham sido olvidados. Desde que nos decidamos mutuamente a realizar a cirurgia (médico e paciente), é porque o resultado compensa. Caso contrário, seremos os primeiros a recusar a operação. Esta despretensiosa mensagem foi elaborada com intuito de informa-lo(a) a respeito da Rinoplastia estética. Teremos imenso prazer em esclarecer detalhadamente quaisquer outras dúvidas.