Redução dos Grandes Lábios Vaginais

Home » Redução dos Grandes Lábios Vaginais
Dr. André Colaneri

Cirurgia Plástica
Dr. André Colaneri

Cirurgia Plástica

Redução dos Grandes Lábios Vaginais

A cirurgia para a redução dos grandes lábios vaginais é indicada para as pacientes que apresentam aumento ou excesso de pele e flacidez dos grandes lábios vaginais, o que comumente leva a uma distorção estética da genitália feminina e constrangimento da mulher.

A flacidez dos grandes lábios vaginais é comum em torno dos 40 anos ou próximo à menopausa, época na qual há uma grande absorção da gordura dos grandes lábios, fazendo com que a pele fique flácida e cheia de rugas, dando um aspecto murcho e envelhecido.

Nos casos em que há falta de volume, pela absorção da gordura nos grandes lábios, é realizado um enxerto de gordura. Muitas vezes apenas o enxerto resolve a flacidez, por esticar a pele flácida. Parte do enxerto é absorvido em até dois meses (em toro de 40%), mas o que fica permanece com o tempo e não costuma dar complicações, visto ser a gordura do próprio paciente.

Nos casos de flacidez leve, o uso do laser para correção da flacidez dos grandes lábios vaginais é uma opção. O uso do laser nos grandes lábios vaginais leva à uma retração da pele, com melhora da flacidez. Pode também ser usado para clareamento da pele local e também para estreitamento do canal vaginal (nos casos de leve flacidez).

Para melhor resultado nestes casos, costumam ser indicadas mais de uma sessão.

Caso além do enxerto seja necessária a retirada de pele, esta é realizada por uma cicatriz na parte interna dos grandes lábios vaginais, na transição onde acabam os pelos, costumando ficar a cicatriz bastante discreta.

A cirurgia visa à redução da pele dos grandes lábios e reconstituição do seu volume normal, corrigindo a alteração estética e deixando-os mais turgidos e lisos.

Indicação:

Flacidez ou perda de volume dos grandes lábios vaginais, comumente com aspecto murcho e rugoso, acarretando desconforto ou constrangimento pela genitália feminina aparentemente envelhecida.

Tipo de anestesia:

A cirurgia é comumente realizada com anestesia local e sedação. A cirurgia demora cerca de 40 minutos no caso do enxerto de gordura ou retirada de pele simples. Na associação do enxerto com a retirada de pele, dura em torno de 90 minutos.

Tempo de Internação:

A alta é no mesmo dia, depois de 6 horas do término da cirurgia.

Pós-operatório:

O pós-operatório da redução dos grandes lábios vaginais não costuma ser doloroso, sendo prescritos apenas analgésicos comuns. Há um edema (inchaço) moderado da região, que costuma regredir em torno de 14 dias. Pode ocorrer equimose (roxidão) local, a qual regride também em torno de 14 dias.

A volta ao trabalho poderá ser depois de 3 dias da cirurgia, evitando-se esforços físicos.

As relações sexuais deverão ser evitadas por no mínimo 30 dias. Não há necessidade de retirar pontos, visto que a sutura é realizada com pontos absorvíveis.

A sensibilidade dos grandes lábios vaginais pode ser alterada transitoriamente pela manipulação, retornando ao normal com a recuperação. A sensibilidade do clitóris não é afetada, pois não há manipulação desta estrutura.

Complicações:

Apesar de muito raras, podem ocorrer: hematoma, infecção, deiscência (abertura de pontos), cicatrizes de má qualidade.

Resultado definitivo:

Como qualquer cirurgia plástica, o resultado definitivo ocorre depois de 6 meses, tempo para o amadurecimento da cicatriz. Porém 80% do resultado já é alcançado depois de 2 meses da cirurgia.