Cirugia Plástica

Cirurgia Plástica

Cirurgia Plástica -  Ritidoplastia ou Lifting Cirurgia Plástica -  Ritidoplastia ou Lifting

Cirurgias - Rinoplastia - Cirurgia do Nariz

Voltar para Cirurgias

Ritidoplastia ou Lifting facial completo


Com o progredir da idade, a pele vai perdendo sua elasticidade e turgor, levando a um excesso de pele na face. A força da gravidade, por sua vez, age puxando esse excesso para baixo, fazendo com que aprofundem os vincos entre o nariz e a boca (sulco nasogeniano), entre outras marcas da pele.

Somando-se a tudo isto ainda há toda a musculatura da face, que após anos de movimentação propiciam a formação de rugas na testa, ao redor dos olhos e em outras áreas.

São todas estas alterações juntas que levam à aparência de envelhecimento. O lifting da face tem por objetivo reverter parcialmente esse processo, ao atuar sobre alguns músculos e retirar o excesso de pele existente, sem no entanto modificar os traços e expressões do paciente. O resultado buscado é uma face mais jovem, harmônica e de aparência natural.

Indicação:
Presença de rugas, flacidez e excesso de pele na face.

Tipo de anestesia:
Local com sedação ou geral.

Tempo de internação:
De 12 a 24 horas.

Técnica Cirúrgica - Ilustrações

Clique na imagem e veja mais.

Pós-operatório:
O curativo compressivo e o dreno são retirados em 24 horas. É comum a ocorrência de edema (inchaço) e equimose (roxidão), os quais geralmente regridem em até 21 dias. A recuperação é indolor, ficando a sensibilidade reduzida por um certo período na área operada, ocorrendo recuperação total com o passar do tempo. Deve-se evitar exposição solar por 30 dias no mínimo, sendo importante o uso de bloqueadores solar até 6 meses da cirurgia.

Complicações:
Um preparo pré-operatório adequado é fundamental para evitá-las. Apesar de incomuns, podemos citar: hematoma, deiscência (abertura de pontos), alterações da cicatrização, sofrimento de pele, infecção, lesões de nervos e problemas anestésicos.

É importante notar que todas complicações são mais comuns em pacientes fumantes, sendo indispensável parar de fumar por pelo menos 14 dias antes da cirurgia.

Resultado definitivo:
O resultado definitivo é alcançado com 6 meses, pois esse é o tempo que leva para a cicatriz amadurecer.

Perguntas Frequentes: Lifting facial ou Ritidoplastia

Recomendações Pré e Pós Operatório: Lifting facial ou Ritidoplastia





Vídeo 01


Dr André Colaneri, entrevistado pela TV Record, fala sobre cirurgia da face


Vídeo 03






































Perguntas Frequentes - Ritidoplastia ou Lifting

Voltar para Cirurgias


Ritidoplastia (Lifting facial ou Cirurgia da face)


1) Quantos anos vou rejuvenescer com o lifting facial?
Não há uma matemática no rejuvenescimento facial e a mudança será maior quanto mais flácido estiver a face. Porém, mais importante que os números é a busca de um resultado natural em que o paciente fica com aspecto rejuvenescido, descansado e sem estigmas da cirurgia plástica.

2) Quanto dura o resultado do lifting facial?
O paciente sempre estará com aspecto mais jovem do que se não estivesse operado, porém continua sofrendo o processo de envelhecimento gradual. Sendo assim, a velocidade de envelhecimento dependerá dos hábitos e da genética de cada paciente.

3) Como são as cicatrizes do lifting facial?
As cicatrizes ficam escondidas no couro cabeludo ou próximo da borda dos cabelos e da orelha. Geralmente ficam de ótima qualidade e pouco perceptíveis. Visto que, para retirar pele é necessário cortar, a cicatriz será maior quanto maior for o excesso de pele.

4) É necessario fazer as fotografias pré e pós-operatórlas?
Sim. As fotos são um modo de documentar a cirurgia e facilita a avaliação do resultado.

5) Qual anestesia é usada no lifting facial?
Anestesia local e sedação ou geral.

6) Há risco no lifting facial?
Toda cirurgia tem risco, porém os riscos são pequenos. Para minimizá-los é importante operar em ambiente hospitalar e por cirurgião especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Apesar de raras, podemos citar entre as complicações: hematoma, cicatriz hipertrófica ou quelóide (por predisposição do paciente), necrose (mais comum em fumantes), infecção, lesão de nervos. Como as complicações são mais freqüentes em fumantes, é importante parar de fumar ao meso 30 dias antes do lifting facial.

7) Quanto tempo dura o lifting facial?
Depende muito do que é feito na cirurgia (se incluirá pálpebras, fronte, pescoço) e da técnica usada. Pode variar de 2 horas a até 6 horas ou mais. O importante é o resultado obtido e não o tempo de cirurgia, pois quanto maior for a dificuldade técnica maior o tempo necessário.

8) Qual o tempo de internação do lifting facial?
Entre 12 e 24 horas.

9) Os olhos ficam roxos depois da cirurgia?
Se for associada a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) poderá haver roxidão, que costuma sumir depois de 7 a 21 dias.

10) Há dor, depois do lifting facial?
Não é comum. Como no lifting facial há descolamento da pele, é comum uma insensibilidade transitória devido à lesão de nervos cutâneos. A sensibilidade costuma retornar gradativamente.

11) São utilizados curativos no lifting facial?
Sim. Geralmente nas primeiras 24 horas são utilizados curativos tipo "capacete

12) Quando são retirados os pontos?
A maioria dos pontos das pálpebras é removida após 72 horas. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo), entre 5 e 15 dias.

13) Quando poderei lavar os cabelos?
Depois de dois dias da cirurgia. Deve-se evitar banhos longos e quentes, para minimizar o inchaço e o risco de sangramento.

14) Quando poderá ser utilizada maquilagem?
Depois de 21 dias.

15) o "corte de cabelo" preparatórlo para a cirurgia é muito extenso? Poderá ser disfarçado no pós-operatório?
Os cabelos são cortados somente naquelas áreas onde se planeja localizar as cicatrizes. No pós-operatório imediato, este inconveniente poderá ser perfeitamente disfarçado, com penteado adequado.

16) O resultado do lifting facial compensa?
R: Cada caso é analisado individualmente, durante a 1ª consulta. Algumas pacientes procuram, com esta cirurgia, ficar "mais bonitas". Este não é o objetivo fundamental da cirurgia; seu objetivo primordial é o rejuvenescimento. Nessa ocasião, deveremos esclarecer sobre todos os detalhes aqui relatados, bem como aqueles eventualmente esquecidos. Desde que nos decidamos mutuamente a realizar a cirurgia (médico e paciente) é porque o resultado compensa. Caso contrário, seremos os primeiros a recusar a cirurgia.

17) O lifting facial pode ser associada à outra cirurgia plástica?
Sim. É muito comum a associação da ritidoplastia à blefaroplastia (cirurgia plástica das pálpebras). Outras associações também são possíveis, como otoplastia, rinoplsatia, mentoplastia, prótese de mama, etc.

18) O que significa ritidoplastia?
Ritides = rugas; plastia = plástica. Ritidoplastia é a cirurgia plástica para correção das rugas.